quinta-feira, 16 de maio de 2013

RANKING MUNDIAL DAS UNIVERSIDADES 2013 - PARTE 1


Blog História do Ensino Superior Mundial, de autoria de Álaze Gabriel.




APRESENTAÇÃO

O RANKING WEB (WEBOMETRICS) UNIVERSIDADES fornece a classificação completa e atual das instituições de ensino superior em todo o mundo. Internetlab ( Conselho de Pesquisa Científica, CSIC , Espanha), publicado desde 2004, a cada seis meses, o Ranking Acadêmico independente com o objetivo de proporcionar confiança, multidimensional, data e informações úteis sobre as universidades em todo o mundo, tendo em conta sua presença e impacto na internet.
Actualmente, mais de 21 mil universidades Ranking inclui duas edições, uma que aparece no final de janeiro e uma segunda disponível para terminar em julho.

HISTÓRIA

INTERNETLAB vindo a desenvolver estudos quantitativos de web acadêmico desde meados dos anos noventa. Nosso primeiro indicador foi baseado em ligações EASST/4S apresentados durante a conferência em Bielefeld (1996) e sites de coleta de dados das universidades na Europa começou em 1999 com o apoio de projectos financiados pela Comissão Europeia (EICSTES, mais sábio). Este trabalho é uma continuação de nossa pesquisa bibliométrica iniciado em 1994, que foi apresentado nas conferências da Sociedade Internacional para Cientometria e Informetria (ISSI, 1995-2011) e as Conferências Internacionais de Ciência e Tecnologia Indicadores ( STI-ENID , 1996-2012) e publicado em revistas de alto impacto (Journal of Informetria, Jornal da Sociedade Americana de Ciência e Tecnologia da Informação, Scientometrics, Jornal da Ciência da Informação, Processamento de Informação e Gestão, Pesquisa de Avaliação, e outros). Em 1997, ele começou a editar a revista, o acesso aberto totalmente digital e de revisão por pares, Cybermetrics , que publica artigos em Inglês sobre este assunto.
Em 2003, após a publicação do ranking Jiatong Shanghai University, o Academic Ranking of World Universities (ARWU), decidiu-se adotar o modelo com algumas melhorias e inovações.
O ranking é construído a partir de dados publicados no site aberto (intranets) e indexados pelos motores de busca. Indicadores de atividade e impacto (visibilidade web) são combinados em um indicador composto, e existe uma classificação com uma cobertura verdadeiramente global. A primeira edição foi publicada em 2004, e desde 2006 é exibido duas vezes por ano. Em 2008, ele começou a publicar no mesmo portal web ranking de centros de pesquisa (8000), hospitais (16.000), repositórios e escolas de negócios.

METAS E MOTIVAÇÃO

Ranking O objetivo inicial é promover a publicação na web acadêmica, apoiando iniciativas de acesso aberto, a fim de aumentar significativamente a transferência de conhecimento científico e cultural gerada pelas universidades por toda a sociedade. Para atingir este objetivo, a publicação da liga oferece uma das ferramentas mais poderosas e bem sucedidas para iniciar e consolidar o processo de mudança no modo de publicação da academia, aumentando o compromisso dos professores e pesquisadores e incentivar a adoção de estratégias prazo
O objetivo não é avaliar sites, design ou usabilidade ou a popularidade de seu conteúdo, de acordo com o número de visitas ou a diversidade de visitantes. De fato, os indicadores e presença web impacto pode ser um mecanismo importante para uma avaliação correcta e objectiva, completa e profunda, de atividades universitárias, a sua gestão e governança dos serviços que eles oferecem, a qualidade do seu ensino e pesquisa, e a relevância eo impacto das comunidades científica, tecnológica, cultural ou econômica, tanto local quanto internacionalmente.
Ranking de confiabilidade depende do compromisso da instituição com a publicação na web, até que ponto ela reflete especular o que é e representa a universidade. Mas parece óbvio que na segunda década do século é hoje universalmente entendido que a Web é a chave para o futuro de todas as missões da universidade, uma vez que é de fato a principal ferramenta de comunicação científica, o principal canal para o desenvolvimento educação a distância, um espaço para a participação da comunidade ea janela aberta para o mundo para atrair talentos, o financiamento e os recursos de todos os tipos.

FILOSOFIA E FUNDAMENTAÇÃO

Apenas um único ranking é publicado em cada questão fechada, uma vez que as variáveis ​​e pesos são combinados depois de cuidadosa investigação e este valor acrescentado não pode estar à mercê da escolha individual por usuários que não têm conhecimento ou experiência suficiente nesta área. Outros rankings fornecer várias versões, algumas com muito diferentes classificações, usando exatamente os mesmos dados em diferentes combinações, o que é inútil e confuso.
O Ranking Web fornece uma classificação de todas as universidades do mundo, e não apenas a algumas centenas de instituições no mundo desenvolvido. Como esperado o ranking é liderado pelas universidades chama de "classe mundial", que normalmente são pequenos ou instituições altamente especializadas.
O Ranking Web é o resultado de um esforço contínuo de investigação científica, buscando melhorias em cada edição e adaptar a metodologia para os resultados, o que leva a certas mudanças Ambos os indicadores e no modelo de ponderação. Estabilidade não é uma prioridade, por isso a comparação deve ser feita com cautela edições. É realmente uma pena que alguns rankings usar a desculpa de não estabilidade entre as edições para corrigir erros ou indicadores melodia.
Há rankings feitos por empresas com fins lucrativos que exploram esses rankings econômicos ou fins políticos e oferecer resultados parciais devem ser avaliados com cautela.
Os rankings baseados exclusivamente em dados bibliométricos só medir uma missão, pesquisador, possivelmente apenas algumas centenas de prioridade de universidades de todo o mundo. Além disso, as fontes utilizadas distorcer um monte de tecnologias e disciplinas como engenharia, ciência da computação, ciências sociais e humanidades disciplinas tipicamente respondem por mais de metade dos professores e alunos em uma universidade convencional. As medidas Ranking Web, embora de forma indireta, outras missões, como o ensino ou a chamada terceira missão, tendo em conta não só o impacto científico das atividades da universidade, mas também a importância econômica da transferência de tecnologia para o indústria, o envolvimento da comunidade (social, cultural, ambiental) e até mesmo a influência política.
O Ranking Web usando análise de links para a avaliação de qualidade, já que é uma ferramenta muito mais poderosa do que a análise de citação ou alegadamente pesquisas globais. No primeiro caso, as nomeações considerar apenas o reconhecimento formal entre os pares, enquanto as ligações incluem não apenas referências, mas também o envolvimento eo impacto de terceiros em atividades universitárias. As pesquisas não são um instrumento adequado para o ranking mundial em desenvolvimento já que não há um único indivíduo com uma intensa experiência (vários semestres de permanência por instituição), plurinstitucional (várias dezenas de universidades de todo o mundo) e multidisciplinar (ambos ciências duras e com biomédica, ciências sociais ou tecnologia), em uma amostra representativa de universidades de todo o mundo.
Os resultados da pesquisa também são relevantes para o desenvolvimento de Ranking Web, que inclui não apenas as publicações formais (periódicos eletrônicos, repositórios), mas também de comunicação informal. Publicação na web é muito mais barato, e não tem que desistir dos elevados padrões de qualidade dos processos de revisão por pares, que por este apoio pode ser mais ampla e transparente. A web atinge grandes audiências, incluindo o acesso ao conhecimento científico com pesquisadores e instituições dos países em desenvolvimento e também para os atores terceiros (econômico, industrial, político ou cultural) em sua comunidade local ou internacional.
Pretendemos motivar ambas as instituições e estudiosos para ter uma presença na web que refletem com precisão suas atividades. Se o desempenho da web de uma instituição está abaixo da posição esperada de acordo com a sua excelência acadêmica, autoridades universitárias deveriam reconsiderar a sua política de web , promovendo um aumento substancial do volume e da qualidade das suas publicações eletrônicas.
Os estudantes universitários que desejam iniciar ou continuar os seus estudos superiores deve usar critérios adicionais, porque, embora Ranking Web se correlaciona bem com a qualidade do ensino ministrado e prestígio acadêmico, outras variáveis ​​não acadêmicos, tais como custos, alojamento, segurança deve ser levado em conta.

INDICADORES COMPOSTOS E FATOR DE IMPACTO WEB

Provavelmente uma das principais contribuições do ranking de Xangai foi a introdução de um indicador composto, que combina com um sistema de ponderação de uma série de variáveis ​​individuais. Anteriormente usado índices bibliométricos, como Garfield Fator de Impacto, que é uma relação de artigos e citações recebidas e usar Ingwersen em 1997 para construir o Fator de Impacto Web (WIF) usando relações semelhantes entre o número de páginas web e links que conectados. No entanto, estes relacionamentos sofrem comportamento hiperbólica (lei de potência) distribuições das variáveis ​​e, no caso de cenários grandes e complexas gerar artefato matemático.
Shanghai modelo propõe transformar proporções variáveis ​​somas ponderadas dos mesmos. Assim, a Web Ranking da E / PW (E = ligações, PW = páginas da web) é modificado + BPW aE, onde E & PW são normalizados com antecedência e b são os pesos que soma a 1 (ou 100%). Desencorajar o uso WIF, devido a deficiências graves. O indicador composto pode ser concebido com diferentes conjuntos de variáveis ​​e pesos de acordo com as necessidades do desenvolvimento e vários modelos.

PROJETO E PONDERAÇÃO DOS INDICADORES

O Ranking Web usa um modelo "a priori", para a construção do composto indicador. Outros rankings optar por atribuir pesos arbitrários para as variáveis ​​em muitos casos, não são independentes e até mesmo combinar proporções absolutas. Nenhum parecem estabelecer uma relação lógica entre as diferentes medidas. Além disso, como mencionado acima, algumas variáveis ​​têm valor maior que zero apenas por algumas universidades e outras é difícil separar as várias universidades e que as diferenças entre eles são tão pequenos que são ainda mais baixas do que as taxas de erro medir.
O Ranking Web usa uma proporção de 1:1 entre indicadores de atividade, no caso de publicações e conteúdo web, e os indicadores de impacto, que para os nossos propósitos são medidos através do número de links externos recebidos (visibilidade web). Em termos práticos, isto significa que cada grupo recebe um peso exatamente igual a 50%, ou seja, respeitando o modelo de 1:1.
Em qualquer caso, a combinação de indicadores de normalização destes requerem anteriores. Normalizações pode ser usado em relação ao montante fixo ou o valor máximo, expressando os resultados em por um ou percentagens em relação a tais títulos. No entanto, desde que os dados seguem uma distribuição hiperbólica (ou potência) que esta normalização não parece o mais adequado.

A proporção de 1:1 entre a atividade indicadores grupos / presença e visibilidade / impacto é mantido com o seguinte esquema de indicadores e pesos individuais.

VISIBILIDADE (50%)

IMPACTO. A qualidade dos conteúdos, foi avaliada através de um "referendo virtual", contando todas as ligações recebidas para o domínio web universidade recebe o terceiro, tanto acadêmica e não. Esses links reconhecido prestígio institucional, desempenho acadêmico, o valor da informação e serviços de utilidade pública como os oferecidos no site de acordo com as visões e opiniões de milhões de editores da web em todo o mundo. Os dados de visibilidade (links e domínios de ligação) são obtidos a partir dos dois principais provedores de informações: Majestic SEO e ahrefs . Tanto a usar as suas próprias rastreadores, e gerar diferentes bases de dados com informação diferente, o que muitas vezes não se sobrepõem, por isso, é interessante para usá-los em conjunto para completar lacunas ou corrigir erros. O indicador é o produto da raiz quadrada do número total de ligações recebidas pelo número de domínios diferentes que levaram a estas ligações, portanto, não só é o elo mais conhecidos, mas também a diversidade deles. O valor máximo dos resultados normalizados entre os dois fornecedores é o indicador de impacto.

ATIVIDADE (50%)

PRESENÇA (1/3). O número total de páginas web hospedadas no domínio principal da web (incluindo todos os subdomínios e diretórios) da Universidade obteve o maior motor de busca comercial (Google ). Eles têm todas as páginas da web, incluindo todos os formatos reconhecidos individualmente pela Google, páginas estáticas e dinâmicas e arquivos ricos. Como orientação geral, você não pode ter uma presença forte, sem a contribuição de todos e cada um dos membros da organização, a única forma eficaz de publicar milhões de páginas da web. Tendo domínios adicionais (departamentais, pessoal, projetos) ou a alternativa do meio (para versões em outros idiomas) para fins de marketing ou penaliza fortemente o valor deste indicador, e também é muito confuso para usuários externos.

ABERTURA (1/3). O esforço global para criar repositórios institucionais de pesquisa reconhece explicitamente esse indicador, que leva em conta o número total de arquivos ricos (pdf, doc, docx, ppt), publicado em sites como refletido no motor de busca Google Acadêmico ( Google Scholar ). Apenas nomes devidamente treinados são levados em conta (por exemplo, arquivos Adobe Acrobat deve terminar com o sufixo pdf obrigatório). Apenas inclui publicações recentes, que no momento são aqueles publicados entre 2008 e 2012.

EXCELÊNCIA (terceiro). Os trabalhos acadêmicos publicados em revistas internacionais de alto impacto estão desempenhando um papel muito importante em todos os rankings Universidades. Embora as fontes são usadas para executar rigorosos de seleção prestigiadas revistas de considerar, basta usar o número total de documentos pode ser enganosa, de modo que o indicador é restrito apenas aos excelentes publicações. Nesta categoria são considerados esses itens variam de 10% mais citados em suas respectivas disciplinas. Embora esta seja uma medida da produção de instituições de pesquisa de alta qualidade, o provedor de dados ( Grupo SCImago ) fornece valores para mais de 5.200 universidades (2003-2010). Em edições futuras são destinados para atender os períodos de contagem entre erudito e fontes SCImago.

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS

Cobertura. O Ranking Web está ocupando o maior número de instituições de ensino superior analisadas, mas não fornece uma classificação institucional para que as listas incluem ambas as universidades e faculdades comunitárias, seminários teológicos e outras instituições de ensino superior. ESV A razão por que não existe uma classificação global destes recursos, a fim de que o requerente deve selecionar em seus subconjuntos discrição precisa e pode usar os resultados para construir rankings específicos personalizados.
Missões da Universidade. A medição direta da missão de ensino na forma universal e padronizado é praticamente inviável. Nem avaliações (subjetiva), ou a proporção de alunos / professor (dados não disponíveis ou confiáveis ​​e baixa capacidade de secretar) baseados em pesquisa-, ea empregabilidade dos diplomados (com muitas variáveis ​​envolvidas, não só a qualidade do ensino ). O Ranking Web classificou esta missão indiretamente, estimando-se que a presença web é um indicador do compromisso dos professores aos seus alunos. Não é perfeito, mas o futuro desta missão é claramente dentro do site e qualquer instituição ou pessoa que não tem conhecimento de que está a perder terreno rapidamente.
Grande número. A qualidade dos dados depende não só do tipo de letra utilizado, mas os valores envolvidos. Por exemplo, o número de universidades com mais de um Prêmio Nobel é provavelmente inferior a 200 (incluindo todos os concedidos a partir de 1900), o que torna muito difícil de classificar corretamente as instituições com um ou dois vencedores e impossíveis que nunca foram graciosa . O mesmo aplica-se às citações de dados, bibliométrica ferramenta mais poderosa que fornece dados sobre a ordem de milhares ou dezenas de milhares de pessoas, o que pode resultar em numerosas ligações técnicas. Os dados com base no número de ligações são muito mais elevadas, geralmente até dois ou três ordens de magnitude maior. Certamente, os indicadores da web são mais ruidosos, mas estatisticamente são mais adequados para discriminar (tipo) um número maior de instituições.
Impacto do tamanho. Não há muito a discutir sobre este tema: As classificações mais populares, incluindo o Ranking Web, são dependentes do tamanho, mas não necessariamente se referem ao número de professores ou estudantes (Harvard e MIT não é grande nesse sentido), mas provavelmente de recursos (financiamento atual ou passado reflete em instalações, laboratórios ou bibliotecas). Mas esta crítica não é inteiramente correta porque na realidade nenhum dos rankings são realmente medir a eficiência, mas o desempenho global. Um exemplo é que a riqueza econômica das nações pode ser medido em termos de PIB (EUA, China, Japão), ou em termos de PIB per capita (Luxemburgo, Emirados Árabes Unidos, Noruega). Ambos os indicadores estão corretas e úteis, mas seus propósitos e interpretação são completamente diferentes.
As más práticas em domínios web. Gestores universitários ainda lutam para alocar adequadamente os autores filiações endereços em publicações científicas. A situação não é muito melhor na internet, com centenas de instituições que têm mais de um domínio web central, manutenção de ativos de domínio velhas usando domínios páginas internacionais alternativos (em Inglês) ou domínios de compartilhamento com terceiros. Mesmo entre as universidades que têm apenas um domínio, a necessidade de alterá-lo com freqüência, às vezes sem motivo aparente ou vantagem. Uma situação estranha, relativamente comum, é a transferência de um domínio de primeiro nível nacional (. R,. É. Br) a. "Edu", que é um nome de domínio de nível projetado para universidades norte-americanas Isso ocorre mesmo quando o país tem um subdomínios acadêmicos claramente definidas (edu.pl, edu.ua, ac.kr). Essas mudanças, particularmente o uso simultâneo de vários domínios, severamente punidos no Ranking das Universidades. Ainda mais importante é o fato de que esta prática diminui a visibilidade de suas universidades do site. Provavelmente não tem um efeito tão forte sobre a população local, mas é muito confuso para uma audiência global.
Universidades falsas e não-credenciados. Tentamos fazer com que seja impossível não incluir instituições acadêmicas falsos, especialmente universidades verificação "on-line" ·, dependências no exterior e outros com domínios ou subominios web suspeitos, mas certamente perdemos alguns. Todas as sugestões sobre estas questões é muito bem-vindo.
A nova edição foi publicada em 7 de fevereiro com os dados recolhidos durante os primeiros dias de janeiro, mantendo-se a mais completa e atualizada das instituições de ensino superior em todo o mundo. O ranking engloba ao todo as 21.250 melhores universidades do mundo. Todavia, nesta postagem, optei por publicar tão somente as 100 melhores.
Como de costume, nós analisamos a lista, acrescentou nomes alternativos em outros idiomas, mais refinada metodologia para prevenir práticas antiéticas e refletem o desempenho mais gerais instituições sábias, além de corrigir os erros inevitáveis. Por favor, como sempre, recomendamos que verifique as mudanças na metodologia e as motivações, as questões a ter em conta na concepção de suas futuras estratégias acadêmicas e web.



1
51
1
1
1
2
1
1
25
3
3
5
3
30
10
4
25
8
91
5
5
2
11
122
7
6
49
6
192
2
7
541
5
61
11
8
14
14
132
9
9
226
7
66
23
10
744
9
7
21
11
56
10
135
30
12
47
12
93
45
13
10
13
383
22
14
12
32
183
12
15
7
30
162
39
16
66
24
163
13
17
23
33
165
18
18
296
15
130
19
19
31
53
3
82
20
8
47
77
29
21
84
23
213
24
22
78
54
37
26
23
630
4
115
231
24
44
17
255
61
25
30
21
223
75
26
37
19
201
83
27
93
37
58
63
27
42
38
108
60
29
51
22
178
73
30
9
62
485
4
31
69
34
69
121
32
131
41
240
14
33
112
16
297
78
34
928
43
52
6
35
217
28
221
44
36
33
59
6
275
37
138
18
365
57
38
4
109
28
103
39
82
31
366
43
40
858
20
142
32
41
332
67
114
8
42
27
27
674
79
43
208
25
283
111
43
122
48
152
86
45
66
147
5
94
46
162
150
10
33
47
1679
42
76
16
48
130
106
123
20
49
1384
35
121
35
50
658
86
17
41














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se à vontade para enriquecer a participação nesse blog com seus comentários. Após análise dos mesmos, fornecer-lhe-ei um feedback simples.